Comitê Brasileiro de Drywall conclui revisão da norma técnica para perfis estruturais
A Associação Brasileira do Drywall divulgou em seu website oficial a revisão da norma relativa aos perfis estruturais de aço galvanizado. O Perfil estrutural de aço galvanizado é usado na instalação de chapas de gesso acartonado na formação das paredes.
São os perfis estruturais de aço galvanizado que dão firmeza à parede de drywall e serve como sustentação para a instalação de armários embutidos, suportes, gachos, prateleiras ou qualquer outra estrutura que precise ser afixada a parede de drywall.
Norma relativa aos perfis estruturais de aço galvanizado pronta para publicação
O Comitê Brasileiro de Drywall (CB 217) da ABNT, que trata exclusivamente dos sistemas drywall e seus componentes e é coordenado pela Associação Brasileira do Drywall, concluiu sua primeira tarefa: a revisão da norma relativa aos perfis estruturais de aço galvanizado, que já está pronta para publicação.
A norma revisada mantém como requisitos obrigatórios – e indispensáveis ao bom desempenho dos sistemas drywall – que os perfis estruturais sejam confeccionados com chapas de aço com espessura mínima de 0,50 mm (portanto, sem qualquer tolerância para baixo), recebam proteção galvânica classe Z275 (ou seja, 275 g de zinco por metro quadrado) e que tenham gravados em cada peça o nome do fabricante, o lote de produção e a data e a hora de fabricação, assegurando sua rastreabilidade.
Mais normas em discussão
Em paralelo, continuam em discussão outras seis normas, cujas comissões de estudo (CE) são as seguintes:
- CE-217:000.001 – Terminologia para Drywall (norma nova)
- CE-217:000.002 – Chapas de Gesso para drywall (revisão de norma existente)
- CE-217:000.003 – Projeto, Montagem e Manutenção de Drywall (revisão de norma existente)
- CE-217:000.004 – Componentes de Fixação para Drywall (revisão de norma existente)
- CE-217:000.005 – Juntas para Drywall (revisão e consolidação de normas existentes para massas e fitas)
- CE-217:000.006 – Isolantes para Drywall (norma nova)